segunda-feira, 30 de março de 2009

Durante as aulas da disciplina de Educação Profissional como Politica Pública, debatemos sobre vários questionamentos que serão uteis na construção dos nossos conhecimentos. Vejam alguns tópicos a seguir:
1_ Relações Internacionais(Mec,Rede Federal,Estados,Municípios,Movimento Social,Universidades ,Sistema S,Outros)
O papel do governo federal na implementação das poliiticas da EPT ,seria de financiador e fiscalizador. Várias são as alternativas para garantir a consolidação da Ept nos Estados e Municipios como: Investimento em infra -estrutura,estudo permanente da demanda, formação dos docentes. Os movimentos sociais, Sistema S ,Universidades podem contribuir com as Politicas Publicas,ampliando a oferta de cursos profissionalizantes, Trabalhar ações articuladas com a rede pública e privada.
2 - Divulgação, acesso,e permanência do estudante da EPT.
Uma das estratégias de divulgação dos cursos que poderia ser utilizadas para que a sociedade tenha conhecimentos de curso da EPT e participe, seria a mpliação de projetos que envolvesse a comunidade. As formas de acesso seria por meio da seleção e avaliação vocacional no Ensino Médio . Várias estratégias pedagógicas podem ser implantadas para incentivar a permanêcia do aluno nos cursos de EPT como: associar efetivamente o processo de aprendizagem teorico-prático,oferecer laboratórios estruturado para extudos e pesquisas.
3-Formação dos profissionais da educação.
Poderiam ampliar cursos de formação profissional e continuada aos docentes em exercício. Implantarem carga anual destinada o aperfeiçoamento e gratificação condizente.

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