O BANCO MUNDIAL EXERCE PROFUNDA INFLUENCIA NOS RUMOS DO DESENVOLVIMENTO MUNDIAL ELE FINANCIA PROJETOS DE INFRA-ESTRUTURA ,PRINCIPALMENTE EM PAÍSES EM DESEVOLVIMENTO. ESTES PROJETOS DEVEM OBEDECER A LEI DE CUSTO E BENEFÍCIO-CORTAR GASTOS PARA AUMENTAR A EFICÁCIA DO INVESTIMENTO.
O DOMÍNIO SOBRE A POLÍTICA EDUCACIONAL TRAZ COMO CONSEQUÊNCIAS:
O ESTADO MÍNIMO
COMO PRINCIPIO DO NEOLIBERALISMO,O ESTADO DEVE PARTICIPAR O MÍNIMO POSSÍVEL DO MERCADO OU DA SOCIEDADE. A EDUCAÇÃO SERÁ REGULADA POR INTERESSES DA MINORIA( MERCADO E A SOCIEDADE CIVIL). O MERCADO COMO REGULADOR DA EDUCAÇÃO MODIFICA O TEMPO DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS.AUMENTANDO A MÃO DE OBRA,MENORES CUSTOS,MAIUORES LUCROS. A FORMAÇÃO DOS ALUNOS TENDE A SER MAIS ESPECÍFICA:HAVERÁ UMA CALSSE DE ALUNOS TREINADA PARA SEREM OS TRABALHADORES"PRAGMÁTICOS" TREINADOS PARA TÉCNICOS.
PORTANTO, O BANCO TEVE FORTE INFLUÊNCIA NA DEFINIÇAÕ DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS NAS ULTIMAS DÉCADAS,NEM TANTO PELO VOLUME DE RECURSOS QUE INJETOU NO SETOR,MAS PELA SUA INFLUÊNCIA NAS POLÍTICAS SOCIAIS,PRINCIPALMENTE PORQUE SEU AVAL ABRIA AS PORTAS PARA ALIBERAÇÃO DE EMPRESTIMOS DESTINADOS A PROGRAMAS DE AJUSTE ESTRUTURAL.
quarta-feira, 11 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário