segunda-feira, 30 de março de 2009

A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E OS IMPACTOS DAS NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO




SEGUNDO CARVALHO(2003) COM A DESQUALIFICAÇÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA,ENGENDRADA PELO PARADIGMA TAYLORISTA/FORDISTA DE PRODUÇÃO,AS MUDANÇAS RESPONDEM SOBRETUDO,ÀS DEMANDAS RELACIONADAS À HEGEMONIA E AO MERCADO,E A NATUREZA DAS MUDANÇAS TÉCNICAS OCORRIDAS COM O ADVENTO DAS TÉCNICAS OCORRIDAS,TORNA POSSIVEL A PRESSUPOSIÇÃO DE QUE AS NOVAS OPÇÕES TECNOLOGICAS E ORGANIZACIONAIS COMPORTAM POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES E AEDUCAÇÃO PROFISSIONAL PODE JOGAR UM PAPEL DECISIVO NESSE PROCESSO.
DESTACA-SE ,COMO ASPECTO POSITIVO DA RELAÇÃO ENTRE AS INOVAÇÕES E A EDUCAÇÃO,A QUAL ESTÁ RELACIONADA AO NOVO PADRÃO DE PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO,VINCULADO AO PAPEL QUE O CONHECIMENTO E AINFORMAÇÃO DESEMPENHAM,TANTO NAEDUCAÇÃO COMO NO CONSUMO.
COMO ASPECTO NEGATIVO ,DESTACAMOS A PRODUTIVIDADE PROPICIADA PELO NOVO PADRÃO TECNOLÓGICOS E ORGANIZACIONAIS,QUE TEM PROVOCADO A REDUÇÃO DO TEMPO DE TRABALHO,E AEXPULSÃO DE CONTIGENTES CADA VEZ MAIORES DE TRABALHADORES DO ACESSO AO TRABALHO. É NECESSÁRIO UMA FORMAÇÃOE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM RAZÃO DAS INOVAÇÕES TÉCNICO-ORGANIZACIONAIS,SOB O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INSERIDAS NO MUNDO DO TRABALHO. NESSE CONTEXTO A ESCOLA TEM A FUNÇÃO DE MANTER E REPRODUZIR AS RELAÇÕES IMANENTES AO CAPITAL.

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