segunda-feira, 30 de março de 2009
ASPECTOS RELEVANTES DA LDB Nº9394/96 E A FORMAÇÃO DOCENTE.
A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E OS IMPACTOS DAS NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
GOVERNO ELEGE PRIORIDADES NA POLITICA PUBLICA PARA JUVENTUDE!
Esse trabalho envolve a instalação de pontos de cultura, construção de quadras de esportes para permitir a prática de todas as atividades esportivas e a conscientização popular de preservação do meio ambiente como condição indispensável para que se tenha um mundo melhor.
Segundo Wellington Dias, a idéia é criar pelo menos um pólo de cultura em cada município do Estado, em parceria com o Ministério da Cultura. “Temos que ter em cada cidade um local onde os jovens possam se integrar às experiências que estão ocorrendo no Brasil e no mundo e isso será possível com o ponto de cultura, onde, entre outras coisas, teremos computadores ligados à internet”.
1_ Relações Internacionais(Mec,Rede Federal,Estados,Municípios,Movimento Social,Universidades ,Sistema S,Outros)
quarta-feira, 11 de março de 2009
A INFLUÊNCIA DO BANCO MUNDIAL SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
O DOMÍNIO SOBRE A POLÍTICA EDUCACIONAL TRAZ COMO CONSEQUÊNCIAS:
O ESTADO MÍNIMO
COMO PRINCIPIO DO NEOLIBERALISMO,O ESTADO DEVE PARTICIPAR O MÍNIMO POSSÍVEL DO MERCADO OU DA SOCIEDADE. A EDUCAÇÃO SERÁ REGULADA POR INTERESSES DA MINORIA( MERCADO E A SOCIEDADE CIVIL). O MERCADO COMO REGULADOR DA EDUCAÇÃO MODIFICA O TEMPO DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS.AUMENTANDO A MÃO DE OBRA,MENORES CUSTOS,MAIUORES LUCROS. A FORMAÇÃO DOS ALUNOS TENDE A SER MAIS ESPECÍFICA:HAVERÁ UMA CALSSE DE ALUNOS TREINADA PARA SEREM OS TRABALHADORES"PRAGMÁTICOS" TREINADOS PARA TÉCNICOS.
PORTANTO, O BANCO TEVE FORTE INFLUÊNCIA NA DEFINIÇAÕ DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS NAS ULTIMAS DÉCADAS,NEM TANTO PELO VOLUME DE RECURSOS QUE INJETOU NO SETOR,MAS PELA SUA INFLUÊNCIA NAS POLÍTICAS SOCIAIS,PRINCIPALMENTE PORQUE SEU AVAL ABRIA AS PORTAS PARA ALIBERAÇÃO DE EMPRESTIMOS DESTINADOS A PROGRAMAS DE AJUSTE ESTRUTURAL.
AS CONSEQUENCIAS SOCIAIS E CIENTÍFICAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA !!
SEGUNDO MARILENA CHAUÍ(2008) A PARTIR DO MOMENTO EM QUE A CIÊNCIA PASSOU A FAZER PARTE DAS FORÇAS PRODUTIVAS DA SOCIEDADE ,ISTO É DA ECONOMIA, HOUVE PROFUNDAS MUDANÇAS NA ECONOMIA NA DIVISÃO DO TRABALHO E NA RELAÇÃO DE PRODUÇÃO.
HOJE AS MÁQUINAS, PROGAMADAS PARA REALIZAR TODAS AS OPERAÇÕES NECESSÁRIAS A PRODUÇÃO DE DETERMINADA MERCADORIA,SÃO VERDADEIROS RÔBOS AUTO -SUFICIENTES QUE REALIZAM SOZINHAS AS TAREFAS DE CENTENAS DE TRABALHADORES.
COM A AUTOMAÇÃO CADA VEZ MAIOR E O RÁPIDO APERFEIÇOAMENTO DA INFORMATIZAÇÃO E DAS TELECOMUNICAÇÕES,A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO INDUSTRIAL MUDOU,SURGIRAM NOVAS OCUPAÇÕES,E DESEMPREGO. A PRODUÇÃO,A DISTRIBUIÇÃO E O CONSUMO DE MERCADORIAS GANHARAM VELOCIDADE E MODIFICARAM OS PADRÕES INDUSTRIAIS,COMERCIAIS E ESTILOS DE VIDA.
A RELAÇÃO DE PRODUÇÃO TAMBÉM MUDOU.GANHOU TERRENO E A IDEOLOGIA DA COMPETÊNCIA SEPARAROU A SOCIEADE EM DOMINADOS E DOMINANTES. O QUE PERSEGUE É AGILIZAR O PROCESSO PRODUTIVO,GARANTIR RESULTADOS CADA VEZ ESPETACULARES E LUCROS CERTOS.
TAMBÉM O ENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA COM A POLÍTICA OU COM PROJETOS MILITARES TORNOU-SE UMA REALIDADE NO MUNDO ATUAL,E A CONSEQUENCIA É O AGRAVAMENTO DOS CONFLITOS MUNDIAIS.MUITOS PAÍSES QUE ESTÃO SOB REGIMES AUTIORITÁRIOS OU QUE ENFRENTAM CONFLITOS ARMADOS PRIORIZAM A PESQUISA CIENTÍFICA DIRIGIDA À PRODUÇÃO DE ARMAS NUCLEARES(MICROFÍSICA,FÍSICA QUÂNTICA) OU BACTERIOLOGICAS(BIOQUÍMICA,GENETICA).ALGUMAS NAÇÕES TIDAS COMO DEMOCRÁTICAS MANTÊM UM PROCESSO POUCO TRANSPARENTE DE DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA AS PESQUISAS CIENTÍFICAS.DESSA DISCUSSÃO,QUE DEFINE QUANTO,COMO E ONDE APLICAR DINHEIRO NAÁREA CIENTÍFICA,SPO PARTICIPAM OS REPRESENTANTES DO PODER E AS EMPRESAS INTERESSADAS_A SOCIEDADE FICA DE FORA.
O DIABO VESTE PRADA
O FILME O DIABO VESTE PRADA ,SE PASSA EM NOVA YORK, RESSALTANDO O MUNDO DA MODA, A COMPETIVIDADE ENTRE AS EMPRESAS. CONTA A TRAJETORIA DA JOVEM ANDY SACHS(ANNE HATHWAY) QUE PRETENDE O CARGO DE ASSISTENTE DA REVISTA RUNWAY ,ADMINISTRADA POR MIRANDA PRIESTTLY( MERYL STREEP).
A JOVEM ANDY SACHS ENFRENTA VÁRIOS OBSTÁCULOS. É OBRIGADA A MUDAR SEUS HÁBITOS PARA PERMANECER NO TRABALHO. É PERSISTENTE , MAS PERCEBE QUE O MUNDO FASHION, O GLAMOUR E O PREÇO DO SUCESSO VAI ALÉM DE SEUS PRÍNCIPIOS MORAIS E ETICOS.
MIRANDA É UMA EXCELENTE ADMINISTRADORA , E NÃO MISTURA A EMOÇÃO COM O PROFISSIONALISMO, MAS DEVIDO A CONCORRÊNCIA DO MERCADO, CENÁRIO
TÍPICO DO CAPITALISMO ,ELA ABUSA DE SEUS FUNCIONÁRIOS. E ANDY SANCHS É UM EXEMPLO DA MAIORIA DOS JOVENS BRASILEIROS QUE MESMO FORMADOS,TEM QUE VENCER A SELETIVIDADE DO MERCADO DE TRABALHO.
O FILME MOSTRA UMA SOCIEDADE CAPITALISTA ,CONSUMISTA, ONDE A IDEOLOGIA DOMINANTE MASCARA AS RELAÇÕES ASSIMÉTRICAS DE PODER E OS MECANISMOS ESTRUTURAIS PRODUZEM E MANTEM AS DESIGUALDADES ENTRE AS CLASSES. O QUE ESTÁ EM JOGO É QUAL SER HUMANO TEM QUE SER CONSTITUÍDO PARA RELAÇÕES SOCIAIS,POLÍTICAS,CULTURAIS,ÉTICAS; FORMADOS PARA A ALIENAÇÃO E EXPLORAÇÃO. E QUAIS AS PERSPECTIVAS DE MERCADO DE TRABALHO PARA ESTES JOVENS?
O HOMEM QUE COPIAVA !!!!!
O HOMEM QUE COPIAVA É UM FILME QUE MISTURA A ÇÃO, ROMANCE,COMÉDIA. CONTA A HISTORIA DO JOVEM ANDRÉ(LAZARO RAMOS) TECNICO DE MÁQUINAS FOTOCOPIADORAS QUE ESPIA A BALCONISTA SÍLVIA(LEANDRA LEAL) NA LOJA DE ROUPAS NO PRÉDIO EM FRENTE E SE APAIXONA POR ELA.
ANDRÉ É UMA RAPAZ TÍMIDO,MAS TEM UM PENSAMENTO MUITO CRIATIVO.ELE LIBERA SEUS PENSAMENTOS ATRAVÉ S DE DESENHOS E GOSTA MUITO DE LER. COMO TRABALHA EM NUMA MÁQIUNA DE TIRAR XEROX LÊ TUDO QUE COPIA,MAS FICA COM AS INFORMAÇÕES FRAGMENTADAS. É UMA ATOR TÍPICO DOS DIAS ATUAIS, NESTA ERA DA TECNOLOGIA,DE INFORMAÇÕES RÁPIDAS, MAS AO MESMO TEMPO IMCOMPLETAS.
SILVIA E ANDRÉ VÊM DE CLASSE MÉDIA BAIXA,JOVENS CHEIOS DE SONHOS . E PARA REALIZAR SEUS SONHOS O PASSAPORTE É O DINHEIRO. O DINHEIRO GIRA EM TORNO DO FILME,CARACTERISTICA BASTANTE PRESENTE NA SOCIEDADE CAPITALISTA. OS DOIS JOVENS TEM EMPREGOS BASEADOS EM ATIVIDADES QUE EXIGEM MUITO POUCO DO PENSAMENTO,MAS OS DOIS SÃO INTELIGENTES E POSSUEM UM MUNDO INTERIOR MUITO DESENVOLVIDO.
RELACIONANDO O FILME COM A REALIDADE,PERCEBEMOS QUE HÁ SEGMENTOS DOMINANTES QUE EXPLORAM O TRABALHO HUMANO,ONDE OS JOVENS PRECISAM VENDER SUA FORÇA DE TRABALHO EM TROCA DE UM SALARIO, PARA SUPRIR SUAS NECESSIDADES. O PRODUTO DO TRABALHO É SEPARADO,ALIENADO DE QUEM PRODUZIU. ISTO ACONTECE COM MUITOS JOVENS BRASILEIROS QUE APOS FORMADOS ,FICAM SEM PERSPECTIVAS EM RELAÇÃO AO TRABALHO.
TUDO ISSO REPERCUTE NO PROJETO DE UMA EDUCAÇÃO QUE ESTEJA PREOCUPADO COM A FORMAÇÃO DO HOMEM PARA O TRABALHO E PARA A CIDADANIA.
UMA LIÇÃO DE VIDA : RATATOUILLE
UM RATINHO QUE ALMEJA SER CHEFE DE COZINHA. DIFICULDADES NÃO FALTAM NA VIDA DE REMY. MESMO SEM CONTAR COM APOIO DA FAMÍLIA,ELE NÃO DESISTE DE SEU SONHO . EMBORA NÃO FOSSE UM HUMANO, REMY É DOTADO DE HABILIDADES CULINÁRIAS ,GENEROSO E PERSISTENTE .
UMA GRANDE LIÇÃO REMY NOS ENSINA : A SERMOS CAPAZES DE BUSCAR NOSSOS OBJETIVOS,MESMO QUE SURJAM EMPECILHOS,CRÍTICAS FORTALECEDORAS,PRECONCEITOS E DECEPÇÕES EM NOSSA TRAJETÓRIA.
TUDO É VÁLIDO ,QUANDO PERCEBEMOS NOS OBSTÁCULOS UM ENSINAMENTO, E ACIMA DE TUDO AMAR A NOSSA PROFISSÃO. SERMOS ÉTICOS E HULMILDES. AFINAL NOS DIAS ATUAIS O MERCADO DE TRABALHO ESTÁ MUITO COMPETITIVO E EXIGE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E COMPETENTES,E QUE NÃO MEDEM ESFORÇOS PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
A AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
GOMES,Heloísa Maria. A Ação Docente na Educação Profissional/ Heloísa Maria Gomes, Hiloko Ogihara Marins._São Paulo:Editora Senac São Paulo,2004.
Heloísa Maria Gomes , possui mestrado em educação(Currículo)pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo(2005).Tem experiência na Educação.atuando principalmente nos seguintes temas:Doutorado em Educação .Currículo.
Hiloko Ogihara Marins , possui graduação em Direito pela Universidade de Guarulhos, graduação em Pedagogia pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo. Em Educação : Currículo Formação de Professores, pela Pontifica Universidade de São Paulo: Tem experiência em Educação nos seguintes temas: Educação Profissional,formação de Professores e o Mundo do Trabalho.
A Educação profissional considerada assistencialista, foi organizada conforme à concepção de uma sociedade capitalista separada em classes sociais,conforme a dicotomia do saber (a teoria,o ensino secundário,normal e superior) e do executar tarefa manuais(a prática,o ensino profissional). Esta modalidade foi criada para atender e amparar órfãos e os desvalidos reservada as classes menos favorecidas, suas origens escravocratas reforçam seu caráter assistencial e preconceituoso,ao entender o trabalho como atividade menor associada ao esforço físico e indigna de homens livres e escravos.
A Partir das mudanças ocorridas no Mundo do trabalho , cenário que se apresenta para a Educação Profissional hoje é outro ,uma nova forma de relação entre a ciência e o trabalho, onde as ações articulam se conhecimento científico,capacidades cognitivas, intervenção crítica e criativa que exigem decisões rápidas e seguras teoricamente fundamentadas. A história da educação profissional inicia-se com a chegada da família real ao Brasil,obrigando uma reorganização administrativa e tomadas de medidas,cuja a educação estava nas mãos dos jesuítas e o acesso era restrito apenas destinado a classe dominante. D.João ,príncipe regente cria os primeiros cursos superiores(não teológicos)na Colônia e os colégios das fábricas,considerado marco inicial de um sistema de educação para o trabalho.O crescimento acelerado da classe média brasileira exigiu reformulações urgentes no sistema educacional e na formação profissional. Em
A política educacional voltou-se para a formação profissional, mas sem conseguir superar seu caráter dicotômico e dualista que separava o trabalho intelectual do manual. Neste contexto reformas educacionais que envolveram a educação profissional como: as leis orgânicas do ensino,a lei Nº4.024/61,a lei n°5.692/71, o Parecer CFE nº76/75, a lei 7.044/82 , a lei nº9394/96 e o decreto federal nº 2.208/97,resolução CNE –CEB n º 02/97 e a resolução CNE-CEB n º 04/99 merecem destaque:Com as leis orgânicas, foi proposto o ensino técnico profissional. O principal objetivo da lei n º4.024/61 foi a equiparação de todos os ramos e modalidades de ensino,que passaram a ser equivalentes em vista do prosseguimento de estudos em nível superior. Com a lei nº5.692/71 o trabalho passou a ser considerado parte integrante da formação de primeiro e segundo graus dos educandos. O parecer CFE nº 76/75 propunha o ensino profissionalizante.os educandos deveriam ser conduzidos a uma formação básica para o trabalho. A lei nº7.044/82 veio regulamentar a educação profissional facultativa para o ensino de segundo grau. O ensino médio e a educação profissional ganharam identidades próprias,com características distintas com a lei 9394/96 sendo que o ensino profissional integrado ás diferentes formas de educação,ao trabalho,à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. Com a resolução CNE-CEB nº04/99 propõe que a preparação para o magistério na Educação Profissional se dará em serviços,em cursos de licenciatura ou em programas especiais.
Frente as mudanças na educação profissional o professor deverá obedecer competências como;a flexibilização,interdisciplinaridade e contextualização. Ser criativo,dinâmico, fazer seu planejamento e envolver-se com comunidade deverá interagir e construir os conhecimentos junto com o s alunos. Visto que, as mudanças no mundo do trabalho ou no modo de produção potencializados pelos avanços tecnológicos,tem exigido novos conhecimentos e um novo profissional, provocando mudanças legais a educação,na ação docente e em sua formação. Concordo com Gomes e Marins(2004) quando ressaltam que o docente que exercita o apreender fica cada vez mais sensível e aberto para captar a diversidade que o circunda,para experimentar novos conhecimentos,relacionamentos aprendizados neste mundo em transformação.
O livro é uma obra objetiva,clara,concisa deverá ser lida por docentes,especialistas em educação profissional e pelos responsáveis pelas políticas públicas,ministro da educação para que reavaliem ,conceitos,condutas participação e integração na melhoria da qualidade da educação .
domingo, 15 de fevereiro de 2009
O Que Agregrei de novo hoje?
Hoje tive aula de 8 as 18 horas no instituto federal de educação da disciplina politicas publicas ministrada pelo professor Marcio. fizemos uma linha do tempo sobre a educação profissional e tecnologica do Brasil; avancos e retrocessos. foi maravilhoso pois adqurie novos conhecimentos que serão uteis na minha formação profissional. xerú a todos!fiquem com DEUS!!!td de bom , que Deus nos ilumine sempre..!!!!!
abrção..!!!!!!!!!!